A tendência das camas baixas ou no chão – 5 dicas incríveis

A tendência das camas baixas ou no chão – 5 dicas incríveis

A tendência das camas baixas ou no chão, também conhecidas como cama japonesa, alia funcionalidade e simplicidade. Por isso, é perfeita para quem adora o estilo minimalista e pode ser utilizado tanto em quartos de casal, quanto no infantil. 

Além disso, a tendência cria ambientes cheios de jovialidade e um pouco mais informal. Agora, é importante destacar que a base é opcional, ou seja, a cama pode ficar direta no chão, ou utilizar um tablado. Ficou interessado? Então confira a seguir 5 dicas incríveis para adotar esse estilo na decoração do seu quarto.

Cama baixa ou no chão: atenção na base

Como informamos anteriormente, o colchão não precisa ser colocado diretamente no chão, pode ser instalado sobre uma base. Por isso, arquitetos e especialistas estão modernizando cada vez mais esse estilo. 

Hoje em dia, as medidas de altura, comprimento e largura da base são customizadas de acordo com a intenção do protejo.  O design também pode variar seguindo o estilo de decoração desejado.

A plataforma para receber o colchão pode ser feita de diversos materiais, como por exemplo: metais, madeira, concreto e até pallets. Do mesmo modo, para trazer ainda mais estilo à cama, o acolchoado é posicionado no meio, fazendo com que se haja “sobras” nas laterais e no pé da cama.

Cuidado com piso

Uma vez que no seu projeto o colchão irá ser posicionado diretamente no piso, é preciso atenção em alguns detalhes. Em primeiro lugar, é necessário que seu piso seja livre de qualquer umidade, afinal você não vai querer problemas com mofo.

Além disso, caso o colchão seja colocado diretamente no chão é preciso o remover periodicamente, para que o mesmo “respire”. Outra dica, é se seu piso for frio, utilizar um tapete ou tatame embaixo do colchão. 

O piso de madeira é o melhor nesses casos. Isso porque, ele contribui para repelir a umidade vinda do chão e traz aconchego. Além do mais, são lindos e quando bem cuidados, muito duradouros.

Use a base com inteligência

Além de escolher a base ideal para o seu projeto, você pode utilizá-la de maneira a contribuir para a organização do quarto. A plataforma pode ser adaptada, adicionando prateleiras e até mesmo gavetas. Dessa forma, você terá mais espaço de armazenagem para guardar sapatos, roupas e outros objetos. 

Cama baixa ou no chão e a escolha dos móveis

A principal característica desse estilo é a altura da cama, por isso a atenção aos móveis escolhidos para compor o resto da decoração é muito importante. Por isso, principalmente nos casos em que será utilizada uma base, é preciso saber a medida exata, antes de escolher os móveis de apoio.

As mesas de cabeceira, por exemplo, devem estar na mesma altura da cama, para garantir mais conforto. Também é importante para o visual, já que este móvel estará bem próximo a cama.

A cabeceira certa

Sim, esse modelo pode possuir uma cabeceira, sobretudo em casos onde uma plataforma será utilizada. Na verdade ela ditará muito do estilo adotado na decoração. Afinal, atualmente é possível encontrar diversos modelos, que aderem a diferentes estilos. 

Escolha com sabedoria, uma vez que a cabeceira pode ser o ponto focal do seu design. Já que, com certeza, ela fará toda a diferença no seu projeto. E para isso, não deixe de contar com a Decorativa, confira nossos modelos, temos certeza que você encontrará o que precisa.

E não deixe de acompanhar o blog da Decorativa para ficar por dentro de mais tendências como esta.

FALE COM A GENTE