Como combinar as cores dos móveis e objetos da sua casa?

Como combinar as cores dos móveis e objetos da sua casa?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A combinação de cores em um ambiente é o ponto chave de uma boa decoração. E essa é uma das principais dúvidas na hora de montar o espaço perfeito. O erro no padrão de cores do ambiente pode arruinar o clima que você quer passar aos seus visitantes e até mesmo reduzir o espaço que você tem para usar. 

É importante entender que para combinar corretamente móveis e cores, é necessário não só experiência, mas, também, anos de estudo. Então, por que não começar a entender melhor a combinação de móveis e cores agora? Hoje, vamos te passar alguns conceitos básicos sobre combinação de cores e composição de ambientes. Acompanhe o post e saiba como dar aquele toque especial na sua casa.

Combinação de Cores

Guarde bem esse nome: círculo cromático. É através dessa roda de cores que você vai entender quais delas combinam ou não. Nele, são organizadas as 12 cores perceptíveis aos nossos olhos. É a ele que você deve recorrer se houver dúvidas sobre quais tons de móveis e decoração você deve escolher.

O círculo cromático!

Existem diferentes formas de combinar cores através do círculo cromático e criar uma paleta de cores harmoniosa não é fácil. Por isso, preste bastante atenção em quais tipos de combinação podem ser feitas.

Cores Análogas

As cores análogas se encontram próximas umas das outras no círculo cromático. Você pode escolher as três ou quatro primeiras cores seguidas e aplicá-las na decoração do seu espaço. 

Por terem tons em comum, as cores análogas não costumam ter muito contraste entre si, por isso tome cuidado. Insira itens que deem destaque para as cores que você escolheu e não deixe o seu ambiente monótono.

Tons quentes ou frios

Uma outra forma de decidir sobre a tonalidade é entender se o que você pretende é um ambiente com tons frios ou quentes. Geralmente, para salas e quartos, o ideal é que os espaços sejam mais aconchegantes e hospitaleiros. Para isso, tons quentes são o ideal! Tons de marrom e amarelo, até mesmo cores como o vinho, podem ajudar a criar muito bem a sensação de conforto e aconchego. 

Já para ambientes como a cozinha e banheiro, tons frios dão a sensação de elegância e organização. Porém, exigem muito cuidado se usados em espaços comunitários, já que não são tons que remetem ao acolhimento. Tons de branco, bege claro e até mesmo azul são também ótimos para criar amplitude em espaços pequenos.

Móveis brancos? Como usar da forma correta?

Os itens de decoração brancos são ótimos para quem está começando na decoração. Eles combinam com muitos tons de cores diferentes e são peças coringas na hora de montar o seu ambiente. Uma cortina ou persiana branca pode dar à sua sala, por exemplo, uma outra cara. 

Objetos de decoração brancos dão um ar clean e elegante para todo o cômodo, mas, como dissemos anteriormente no tópico sobre tons frios, é preciso cuidado para não deixar o espaço pouco aconchegante. Quando a decoração for feita com itens brancos, invista em alguns detalhes em outras cores mais vivazes. Assim, o ambiente se torna acolhedor sem perder o seu minimalismo.Já escolheu o seu padrão de cores? Sabe qual a tonalidade perfeita para seu cômodo? Mesmo se a resposta for não, você pode contar com os especialistas da Decorativa para te ajudar na escolha. Nós temos diversidade em cores e modelos para você acertar na hora de escolher a sua cortina ou persiana para compor o ambiente dos seus sonhos. Entre em contato com a gente!

FALE COM A GENTE
Open chat
Precisando de ajuda?