Confira 5 formas de usar papel e adesivos de parede na decoração!

Confira 5 formas de usar papel e adesivos de parede na decoração!

Decorativa Papel de parede e Adesivo de parede

Você tem pensado em dar um UP no visual da sua casa ou até mesmo em seu escritório de trabalho? Então, provavelmente você tem planejado uma reforma ou projeto de decoração.  Uma boa forma de deixar os cômodos bem decorados e modernos é utilizar papel de parede e adesivo de parede. Nos últimos anos, essa técnica tem sido queridinha no décor.

Além de complementar e harmonizar a decoração, os adesivos de parede trazem um bom custo-benefício a longo prazo. Deseja saber como economizar e ainda ter uma decoração que é a sua cara? Sendo assim, continue o texto até o final.

Qual é a função de papel e adesivos de parede?

Como dito, os papéis e adesivos decorativos de parede tem a grande funcionalidade de decorar ambientes, residenciais e comerciais. Dessa forma, você pode decorar as paredes da sua casa ou personalizar a sua empresa com uma comunicação visual mais envolvente.

Possuem uma grande variedade de designs, que variam de estampas lisas, coloridas, com textura e desenhadas. Ou seja, facilita muito a escolha para cada estilo e projeto!

Existe diferença entre papel de parede e adesivo de parede?

Basicamente, não existe uma diferença específica do papel de parede para o adesivo. O que pode ser encontrado no mercado são os variados materiais e texturas. E o que vai depender muito, é a finalidade da decoração de parede. Como por exemplo a dimensão dos tamanhos. 

Se você deseja decorar toda a parede, é melhor optar pelo papel de parede. No entanto, se deseja apenas um destaque, trazendo um detalhe a mais no ambiente, decore com os adesivos de parede. Eles dão inúmeras opções na decoração.

Vantagens de usá-los na decoração 

Além da economia e versatilidade, ao optar por papéis e adesivos decorativos, você encontra outras vantagens, como: 

Durabilidade

Uma grande vantagem de utilizar papel de parede e adesivos decorativos é a sua durabilidade. Quando aplicado de forma correta, eles têm a capacidade de durar muito mais do que uma pintura, ou até mesmo molduras. 

Isso porque o papel e os adesivos protegem a parede, como uma película de proteção. A duração do papel de parede é, em média, entre 5 a 7 anos. E para os adesivos, de 3 a 5 anos, dependendo da sua preservação. 

Praticidade na aplicação 

Para que haja uma instalação perfeita dos papéis e adesivos de parede, é necessário preparar a parede para receber o material. A parede precisa estar uniforme, sem ondulações e rachaduras para um bom acabamento da decoração. 

Além disso, é necessário calcular a dimensão e consultar com uma empresa de confiança a quantidade de metros disponíveis para a venda. Só assim você evita comprar a mais ou a menos do que precisa para a decoração. 

Conte com a ajuda de um profissional, será muito importante para o resultado final da aplicação!

Ah, e quando falamos de praticidade, comparado há um processo de pintura, dá bem menos trabalho e evita aquela sujeira e o cheiro forte de tintas pela casa.  

Facilidade para retirar ou trocar 

Em casos de retirar ou a troca dos adesivos decorativos, o processo é muito mais rápido que qualquer outro tipo de revestimento para parede. 

Isso porque a parede estará conservada e não precisará de uma reforma. Exceto, em casos específicos em que ocorra uma infiltração ou mofo.

Eficiência na limpeza e conservação 

Os papéis de paredes e adesivos de parede, de acordo com o material, não possuem a característica de absorver poeiras e sujeiras. O que é uma ótima opção para manter a casa limpa. Em casos de manchas, não é necessário lavar a parede, isso porque danifica o papel ou adesivo utilizado. Um pano úmido, acompanhado por um detergente neutro é o suficiente para a conservação dessa decoração. Mas, lembre-se de consultar o fabricante!

Tipos para cada ambiente 

É importante conhecer o tipo de material dos papéis e adesivos de parede antes de fazer a escolha. Pois, para cada tipo possui uma recomendação de aplicação em ambientes diferentes, veja: 

Papel de parede 

  • Tradicional: é um dos papéis mais utilizados na decoração. O seu material possui a composição de celulose, o que é ideal para usar em ambientes mais secos, diminuindo as chances de danos pela umidade;
  • Vinílicos: possuem uma aparência de plástico, pois são fabricados em PVC ou revestidos com uma camada de vinil. Sua vantagem é que são impermeáveis, o que faz com que possam ser aplicados também em paredes mais úmidas;
  • TNT: muito parecido com um tecido, possui como matérias-primas o poliéster e a celulose. Indicado para locais mais secos, úmidos, em paredes lisas ou irregulares;
  • Alto Relevo: esse tipo de papel de parede é feito com algumas “injeções” de espuma que proporcionam ao revestimento um alto-relevo com aspecto “fofo”. Sua aplicação deve ser evitada em ambientes úmidos e perto do alcance de animais;
  • Veludo: a sofisticação e requinte descrevem este tipo de papel. São indicados para áreas de pouco movimento e não devem ficar expostos ao sol.

Adesivos de parede 

Nos adesivos decorativos, o material muito utilizado é o Vinil, porém, há muitas variedades de acabamentos.

  • Fosco e com Brilho;
  • transparente;
  • Metalizado;
  • Eletrostático. 

Saiba onde usar papel e adesivo na decoração!

Levando em consideração os tipos de papel e adesivos de parede, veja 5 formas de onde utilizá-los. 

Salas 

Os papéis e adesivos para a sala de estar são muito utilizados na parede principal, onde geralmente tem a TV e podem também ser aplicados no painel, que vai de acordo com o gosto de cada pessoa. 

O intuito é trazer um ambiente mais alegre, e a comunicação de ser um local aconchegante da casa. 

Quartos

Nos quartos, pode-se utilizar em paredes, cabeceiras e também no teto, o que traz um diferencial na decoração. Vale também a dica para cores mais suaves e estampas mais delicadas. 

Banheiros 

Banheiros também podem ser decorados e ficam lindos, desde que se escolha os revestimentos vinílicos, que não absorvem a umidade.

Espaço Gourmet 

Os adesivos de parede são uma ótima opção para decorar e personalizar ambientes gourmet. Se você optar por algum tema específico, utilize-os em paredes e bancadas!

Ambientes comerciais

O papel de parede e também os adesivos, são ideias para os ambientes comerciais. Pois você pode personalizá-los de acordo com a logotipo da empresa. Além disso, frases de inspiração no ambiente e tudo o que você deseja comunicar aos colaboradores e clientes!

Agora que você já sabe as vantagens e onde usar papéis de parede e adesivos de parede, que tal personalizar os ambientes com a Decorativa? Conheça a decorativa e faça um orçamento conosco! Acompanhe também nossas redes sociais!

FALE COM A GENTE