Guia das persianas: escolha a opção ideal para o seu ambiente

Guia das persianas: escolha a opção ideal para o seu ambiente

Tempo de Leitura: 3 minutos

As persianas possuem um papel importante na decoração dos ambientes, pois garantem uma beleza a mais para o espaço e também ajudam na proteção dos móveis. O que as pessoas não sabem é que existem diversos tipos de persianas no mercado, e cada um deles é indicado para um perfil de ambiente.

Algumas são ideais para salas ou quartos que recebem iluminação direta do sol, já outras perfeitas para escritórios ou cozinhas. Portanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher uma persiana para o seu projeto! Pensando nisso, preparamos um guia com os principais tipos de persianas no mercado. Saiba quais são eles e escolha a melhor alternativa para você.

Conheça os 5 tipos de persianas disponíveis no mercado:

  • Persianas horizontais:

As persianas horizontais são os modelos mais populares do mercado. Fáceis de encontrar e também de instalar, elas estão entre os tipos de persianas favoritos das pessoas que buscam praticidade. Já que, são indicadas para uso residencial e comercial, e estão disponíveis em diversos tipos de materiais.

É possível encontrar persianas horizontais de todas as cores e materiais, como pvc, metal, madeira ou tecido. Por esse motivo, elas podem ser aplicadas em qualquer espaço, seja na cozinha, seja no escritório. Além disso, são uma ótima alternativa para ambientes menores ou mais fechados, pois dão a sensação de pé direito maior.

  • Persianas tipo rolô:

As persianas tipo rolô funcionam com painéis verticais que ficam enrolados ao serem recolhidos. Elas são uma ótima alternativa para as pessoas que buscam um visual mais limpo e prático, além de controlar o calor e filtrar os raios UV. Assim como as persianas horizontais, elas podem ser aplicadas em diferentes ambientes residenciais e corporativos.

As persianas tipo rolô também estão disponíveis em diversos materiais e cores, mas o mais requisitado é a tela solar. Esse é o material responsável por controlar o calor e filtrar os raios UV, porém ele não impede a entrada da luz natural ou da ventilação. Outro material bastante procurado é o vinil, principalmente para a aplicação de blackouts em quartos ou salas de TV.

  • Romana:

A persiana romana é um modelo formado por gomos horizontais que, ao serem recolhidos, se dobram para cima ou para baixo. A largura entre os gomos é o que torna esse modelo tão diferenciado, ideal para quem busca um tipo de persiana moderno e, ao mesmo tempo elegante. Elas podem ter acionamento manual ou automático, logo também são indicadas para pessoas que buscam praticidade. 

Os materiais utilizados para a confecção de persianas romanas também são diversos, assim como os outros tipos de persianas citados anteriormente. É possível encontrar persianas em tecido ou fibras naturais, por isso estão disponíveis modelos blackout, translúcidos ou tela solar. 

  • Persiana Painel:

O modelo de persiana painel é uma ótima solução para grandes espaços, pois consiste em um grande painel vertical. Estão disponíveis diferentes opções de abertura e recolhimento, e, assim como nos tipos de persianas anteriores, podem ser utilizados diversos materiais na sua confecção, como tecidos e telas solares.

As persianas no modelo painel são indicadas para todos os estilos de decoração, desde os mais modernos, até os mais tradicionais. Portanto, quem está procurando uma persiana versátil e que deixe o ambiente bonito, esta pode ser uma excelente alternativa. 

  • Double Vision:

Os tipos de persianas Double Vision são modernas e sofisticadas! Tratam-se de persianas compostas por faixas horizontais translúcidas e opacas, por consequência, garantem o bloqueio da luz solar sem perder a visão do ambiente. Uma ótima alternativa para quem busca um designer inovador para o seu escritório ou até mesmo para os ambientes da sua casa.

É possível encontrar persianas double version no estilo rôlo ou painel. Portanto, cabe a você a escolher o que irá se adequar melhor ao seu dia! Lembrando que em todos os modelos é possível optar pela automatização da persiana, ou seja, abrir e fechá-la com controle remoto.

Como saber qual tipo de persiana é o ideal para você:

O tipo de persiana ideal para o seu projeto irá variar conforme as necessidades do seu ambiente. Por esse motivo, o indicado é buscar o auxílio de um profissional que irá avaliar as características do espaço, por exemplo, a incidência da luz e o tamanho da janela. Além disso, elas podem ser planejadas de forma a combinar com os demais itens de decoração do ambiente.

Quem está em dúvida sobre qual tipo de persiana escolher, deve contar com o auxílio de um profissional. Para isso, entre em contato com os especialistas da Decorativa Cortinas e Interiores e não erre na hora de escolher a sua persiana.

FALE COM A GENTE
Open chat
Precisando de ajuda?