Designer de interiores ou arquiteto: qual o profissional certo para o seu projeto?

Designer de interiores ou arquiteto: qual o profissional certo para o seu projeto?

Você tem um projeto para melhorar o ambiente da sua casa, empresa ou escritório e não sabe qual o melhor profissional para realizá-lo? Essa é uma dúvida comum, uma vez que o trabalho do arquiteto e do designer de interiores têm muito em comum. 

Sendo assim, para te ajudar, este texto irá esclarecer as funções de cada profissional e o que eles podem ou não fazer em um projeto. Assim, você entenderá qual a melhor escolha de acordo com seus objetivos. 

Siga o texto até o fim!

Qual a diferença entre o arquiteto e o designer de interiores?

O profissional de arquitetura elabora projetos que unem técnica, criatividade, funcionalidade e estética. Para isso, leva em consideração as características do local e das pessoas que vão habitá-lo. 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo define o arquiteto e urbanista como o profissional indicado para transformar seu imóvel. O objetivo é deixar o ambiente mais sustentável e agradável.

São os arquitetos, além dos engenheiros, os autorizados a fazer mudanças estruturais. Sendo assim, se você está fazendo uma reforma em sua casa e pretende tirar uma parede ou outro tipo de obra, esses profissionais podem autorizar. 

Além disso, também autorizam a construção de novos espaços. 

Já o designer de interiores têm o papel principal de buscar soluções criativas para o melhor uso do espaço. Além disso, uma decoração atrativa, uma estética arrojada e dentro das novas tendências de decoração. 

Para esse trabalho, esses profissionais levam em consideração a estrutura, localização, a sustentabilidade, o contexto social e a melhor disposição e utilização do espaço. 

Ao contrário do arquiteto, os designers de interiores não estão habilitados para realizar mudanças estruturais nos ambientes. Entretanto, eles têm conhecimento e habilidades para propor essas mudanças.

Como escolher o profissional para o seu projeto?

Agora que você já sabe quais as principais funções de cada profissional, pode escolher qual mais se encaixa no seu projeto. O  primeiro de tudo é definir os serviços que você precisa. 

Projeto de reforma

Pois, nesse caso, mesmo que você não tenha a intenção de fazer mudanças estruturais, o profissional de arquitetura é o mais indicado. Isso porque a reforma é um projeto que envolve obras. 

E, por mais que sejam simples, o arquiteto é o profissional ideal para escolher o material certo, a estrutura e autorizar em casos de maior complexidade. 

Construção

Se seu projeto é fazer uma construção, o profissional ideal é o arquiteto, por mais simples que seja a construção. 

Projeto de decoração

O objetivo é um projeto de decoração com melhor uso do espaço e uma nova estética para o ambiente? Então, o profissional de design de interiores é perfeito. Eles são responsáveis pelo “layout” do ambiente até a escolha de móveis!

Conheça a Decorativa

Agora que você já sabe qual o melhor profissional para o seu projeto, conheça a Decorativa! Nossa empresa está presente no mercado de decoração de interiores há quase três décadas. 

Ao longo destes anos recebemos o reconhecimento do mercado mineiro e nacional. E nos tornamos pioneiros de um símbolo de criatividade, inovação e bom gosto. 

Conheça nossos produtos e torne o ambiente do seu projeto ainda mais bonito, sofisticado e elegante!

FALE COM A GENTE