O retorno da tendência vintage e cores marcantes

O retorno da tendência vintage e cores marcantes

Você sabe o que é o estilo vintage na decoração? Essa tendência e suas cores marcantes voltaram e prometem inspirar mais milhares de projetos de decoração. 

Está interessado em saber um pouco mais sobre a tendência vintage? Então, acompanhe o texto e descubra sua origem, característica de cores e como ter inspirações para decoração!

O que é tendência vintage na decoração?

O vintage é caracterizado por reutilizar peças antigas. Na moda, por exemplo, o uso de roupas que marcaram os anos 80 é vintage hoje. Lembrando que, peças antigas quer dizer que tenham mais de décadas de sua criação. 

Dessa forma, o vintage significa clássico e antigo. Na decoração, é aquele móvel que passou por várias gerações da sua família. O Vintage é o antigo sendo usado novamente, e são peças clássicas originais!

Alguns exemplos de peças vintages são os móveis e outros artigos antigos de decoração. Muitos possuem arabescos, desenhos que surgiram no século VIII (como os espelhos da primeira foto acima). 

No que refere-se a história desse estilo, surgiu durante a 2ª Guerra Mundial. Devido as dificuldades durante e após a guerra, os móveis antigos, patchworks, crochês e peças feitas à mão foram valorizadas.

As cores marcantes

A tendência vintage possui cores marcantes, geralmente mais escuras e com um toque “romântico”, como a cor marsala. 

Os móveis mais antigos, em grande maioria, eram feitos de madeira de lei. Dessa forma, essas cores são muito marcantes no estilo vintage, como o marrom da madeira na cor mogno, por exemplo.

De modo geral, o vintage possui cores marcantes e mais escuras. Porém, por ser um estilo mais delicado, também é muito comum ver as cores azul claro, tons pastéis e alaranjados.

Como buscar inspiração?

Na internet, apesar de ser muito mais fácil buscar inspirações e referências, ainda são muito desorganizadas. Por isso, é mais fácil utilizar canais específicos, como o Pinterest.

É possível utilizar palavras-chave para ter inúmeras imagens de inspiração para esse estilo. 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o Blog da Decorativa para mais dicas de tendências de decoração e assine nossa Newsletter!

FALE COM A GENTE