Cortina ou persiana? Entenda a diferença e escolha a melhor para você!

Cortina ou persiana? Entenda a diferença e escolha a melhor para você!

Você está na dúvida ao escolher entre cortina ou persiana para suas janelas? Esse questionamento é comum no mundo da decoração, uma vez que o senso comum, muitas vezes, nos faz pensar que a função das duas é a mesma. 

No entanto, esses itens possuem funcionalidades, objetivos, vantagens e desvantagens diferentes.

Quer saber quais são as diferenças e entender qual é a melhor para o seu projeto? Então, continue o texto até o final!

Cortina ou persiana? Tudo sobre as cortinas

Elas são as mais conhecidas na hora de decorar as janelas de casa, principalmente quartos e salas. Dentre alguns dos motivos, além de permitir beleza e sofisticação ao ambiente, elas proporcionam privacidade e a regulação da entrada de luz no cômodo. 

No geral, por serem as mais tradicionais, as cortinas costumam funcionar para aqueles que buscam uma decoração mais clássica, rústica ou romântica. 

Isso, principalmente porque as formas mais conhecidas de cortinas são as de tecidos, com uma ampla variedade de cores, estampas e texturas.

Cortinas simples costumam ter um preço mais em conta do que as persianas. No entanto, conforme a qualidade do tecido aumenta, o acabamento, entre outras características, elas podem ter um preço superior. 

Outra característica é que as cortinas, por serem de tecido, principalmente, são disponíveis em vários tamanhos. Desde os mais pequenos até os maiores. Além disso, quando sujam, elas podem ser lavadas na própria máquina de lavar, muito prático, não?

Porém, também há desvantagens, como por exemplo, o acúmulo de poeira. As cortinas tendem a acumular muito a poeira do ambiente, e assim, pode ser um problema para pessoas que apresentam doenças respiratórias.

Interessante as vantagens e desvantagens desse item, né? Agora você descobrirá sobre as persianas!

Cortina ou persinana? Tudo sobre persianas

Vimos que as cortinas são ótimas para aqueles que gostam de uma decoração mais clássica. No caso das persianas isso é diferente, uma vez que elas possuem um design mais moderno, contemporâneo e minimalista. Próprios de ambientes planejados. 

Em termos de funcionalidade, proteger do sol, vento e da invasão da privacidade, o princípio é o mesmo. No entanto, quando falamos em decoração, as persianas não possuem tantas variedades e opções de tecido, por exemplo. 

Quanto ao material, há uma gama abrangente e de muita qualidade no mercado. Além disso, possuem muita praticidade. As de PVC e de madeira, por exemplo, podem ser limpas apenas com um pano seco. 

Alias, seu material evita o acúmulo de poeira, o que costuma ser uma grande tentação para aqueles que possuem alergias. 

Mas, fique atento! As persianas costumam custar mais caro do que as cortinas. Além disso, elas são disponíveis em poucos tamanhos, apenas padrões. Sendo necessário encomendar tamanhos mais variados. 

Este texto esclareceu suas dúvidas? Agora você já sabe as diferenças entre cortinas e persianas e pode escolher a melhor para o seu ambiente. Sendo assim, conheça a Decorativa, loja de decoração especializada em cortinas e persianas, com produtos da mais alta qualidade. 

Confira as cortinas de tecido e persiana da nossa loja!

FALE COM A GENTE